A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com a Agência de Transportes Aquaviários (Antaq), iniciou uma pesquisa para diagnosticar os custos de movimentação portuária para diversos tipos de cargas em todas as regiões do país.
De acordo com a EPL, o objetivo é dar subsídio à complementação do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), que engloba levantamentos, pesquisas, análises, diagnósticos e propostas de solução para os gargalos na infraestrutura de transporte do Brasil.
Na primeira etapa do PNLI foram desenvolvidos estudos de custo do transporte rodoviário, ferroviário e aquaviários (hidroviário e cabotagem). Agora, serão feitos levantamentos sobre a movimentação portuária.
A pesquisa está dividida em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de um questionário em todas as instalações portuárias do país e a segunda etapa em uma série de visitas técnicas para conhecer o processo de movimentação de cargas em cada região.
Para o diretor de planejamento da EPL, Adailton Dias, a pesquisa deve contribuir com o avanço das políticas públicas no setor. “Esse mapeamento propiciará maior precisão na comparação e diferenciação de alternativas logísticas, permitindo a identificação das melhores alternativas de transporte que deverão ser considerados nos futuros investimentos no sistema de transportes nacional”.
Fonte: Portal DBO, 11/11/2016.
Share
Read Also Other News
| 07 jul, 2025
Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental
Read more
| 07 jul, 2025
Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros
Read more
| 07 jul, 2025
Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.