Decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro altera e atualiza o Decreto nº 6.759, de 9 de junho de 2009, que trata do Regulamento Aduaneiro. A norma regulamenta a administração das atividades aduaneiras e define regras para fiscalização, controle e tributação das operações de comércio exterior.
O ato editado aprimora a atuação da Receita Federal na importação de bens e no comércio exterior, com medidas de modernização e desburocratização do setor.
Entre as novidades estão a possibilidade de uso de documentos e assinatura eletrônica, inclusive blockchain. O decreto também dá aos produtos nacionalizados o mesmo tratamento dado aos produtos nacionais.
O ato institui ainda a certificação do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (Programa OEA), que facilitará a integração do Brasil com outros países, e permitirá a adoção de parâmetros internacionais para o comércio exterior.
O decreto entrará em vigor imediatamente e não precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 16 out, 2026
Leilão de terminal do Porto do Itaqui prevê R$ 147 milhões para ampliar movimentação de fertilizantes
Leia mais
| 16 out, 2026
Marinha homologa novas profundidades e amplia potencial operacional do Porto de Suape
Leia mais
| 16 out, 2026
Portos RS abre licitação para concessão de sete áreas no Porto de Porto Alegre
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.