Docas conclui revisão da poligonal do Porto de Santos


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) concluiu a revisão da poligonal do Porto de Santos. Agora, o estudo deve ser encaminhado ao conselho da empresa, à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTAPC), para aprovação dos novos limites do cais santista.




“Apresentamos uma versão que teve questionamentos. Fizemos ajustes, todas as adequações e vamos apresentar a versão final ao Consad (Conselho de Administração) da Codesp”, destacou o diretor de Relações com o Mercado e Comunidade Docas, Cleveland Sampaio Lofrano. Em seguida, segundo o diretor, a análise será enviada à capital federal para o aval dos dois órgãos. Só assim, serão definidos as novas áreas do complexo santista.




A poligonal é a denominação dada à figura formada pelos limites do porto organizado. A Lei nº 12.815, a Lei dos Portos, define que essa área engloba as instalações portuárias, a infraestrutura de proteção e o acesso ao porto. E forma uma representação em mapa, carta ou planta dos limites físicos do porto organizado, espaço geográfico onde a Autoridade Portuária detém o poder de administração do porto público.




A definição das áreas sob responsabilidade do Porto foi alvo de disputa de três órgãos federais anos atrás. O problema envolvia o Núcleo da Base Aérea de Santos (Nubast), que ocupa terrenos na Margem Esquerda do Canal do Estuário, em Guarujá. A Codesp queria incluir na poligonal a instalação militar e lotes próximos. No entanto, a Antaq foi contra, mas a extinta Secretaria de Portos (SEP) insistiu na ideia da Autoridade Portuária.




Por fim, após pedido do Ministério da Defesa, definiu-se que a unidade militar, assim como os terrenos do entorno, ficaria fora do Porto.

Fonte: A Tribuna, 29/03/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 22 out, 2025

Corrente de comércio brasileiro supera os 500 bi no acumulado do ano

Leia mais
Agência Porto
| 22 out, 2025

Ministério da Gestão garante segurança jurídica para todos os operadores na criação da Docas de Santa Catarina

Leia mais
Agência Porto
| 22 out, 2025

Ministro Silvio Costa Filho anuncia leilão de área do Porto de São Sebastião para março de 2026

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.