Eclusas de Tucuruí (PA) operam em capacidade máxima e reforçam potencial logístico da hidrovia Tocantins-Araguaia
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) continua a dar passos importantes na operação e manutenção das eclusas de Tucuruí, no estado do Pará. Após a obtenção da Licença de Operação em dezembro, as eclusas estão em plena operação, mostrando, mais uma vez, sua importância estratégica para o desenvolvimento da região.

Na última terça-feira (22), as eclusas operaram em sua capacidade máxima para realizar a transposição de um comboio da empresa Unitapajós, carregado com o equivalente a 150 caminhões bitrem em seis balsas, reforçando o potencial logístico da hidrovia Tocantins-Araguaia. A cheia do Rio Tocantins tem possibilitado essas operações de navegação.

Com a operação plena das eclusas, o Brasil ganha um novo corredor logístico de baixo custo, conectando o Centro-Oeste e o Norte ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena. Além de mais eficiência no escoamento da produção, o transporte fluvial reduz o tráfego pesado nas rodovias paraenses, reduzindo o risco de acidentes e gerando economia, já que o transporte fluvial é mais barato e sustentável.

As obras de construção do Sistema de Transposição de Desníveis tiveram início em 1981 e sua inauguração ocorreu em 30 de novembro de 2010. O sistema vence um desnível total de cerca de 72 metros, sendo composto por duas eclusas e um canal intermediário de 5,5 quilômetros de extensão, o qual viabiliza a realização de manobras e cruzamentos de comboios e embarcações. Cada eclusa possui uma câmara de 210 metros de comprimento, 33 metros de largura e 5 metros de calado, sendo que ambas as eclusas podem operar de forma totalmente independente.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.