A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos, recebeu do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos o “nível de excelência” no 7º Ciclo da Certificação do Indicador de Governança IG-Sest. O indicador é elaborado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest/MGI).
Com a menção, a empresa é considerada referência em boas práticas e inovação, atuando como pioneira em seu setor. “A APS ficou em 1º nos quesitos Governança Corporativa Boas Práticas e Inovação, e na 2ª posição em Políticas Públicas, entre as empresas de infraestrutura e transporte do governo federal”, explica o presidente da APS, Anderson Pomini. “É um reconhecimento importante do trabalho que vem sendo feito em todas as áreas da APS e reforça nosso compromisso com integridade, transparência, inovação e entrega de valor à sociedade”, conclui Pomini.
No setor de infraestrutura e transporte, apenas APS e Infra S.A alcançaram excelência simultânea nas três dimensões, colocando a APS no patamar mais elevado de maturidade em governança e políticas públicas.
48 estatais foram avaliadas e apenas 15 alcançaram o nível de excelência em todos os quesitos considerados. Além da APS, empresas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) alcançaram o nível de excelência.
Este é mais um ranking que aponta a que demonstra a consistência do desempenho administrativo da APS. A empresa já foi reconhecida no Anuário da Revista Época Negócios 2024, na 5ª colocação no “desafio” ESG/Governança entre as empresas do setor de Serviços. A APS é uma das empresas federais superavitárias, como a Petrobras e os bancos públicos.