Equipe de transição escolhe novo Presidente da CODESP
A equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro já definiu quem irá presidir a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos, quando seu governo tiver início no próximo dia 10. Conforme A Tribuna apurou com exclusividade, está praticamente certo que a empresa será chefiada pelo engenheiro naval e economista Casemiro Tércio Carvalho, que esteve à frente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) nos últimos anos. Carvalho foi convidado por Diogo Piloni e Silva, indicado para ser o futuro secretário nacional de Portos do anunciado Ministério da Infraestrutura, há cerca de duas semanas, segundo fontes ligadas à equipe de transição.

Ele pediu alguns dias para pensar. A resposta definitiva – e positiva – foi dada na noite da última quarta-feira,em Brasília. Agora, a equipe de Bolsonaro só aguarda a liberação de seu nome pelos órgãos de inteligência do Governo para que a indicação seja oficializada. A expectativa é que esse processo seja concluído e Carvalho, anunciado para o cargo, na próxima semana, logo após o Natal. Mas, como outros indicados para o novo governo, ele só deve assumir o cargo na primeira semana de janeiro, após a posse oficial do primeiro escalão. E mesmo na função, Casemiro Tércio terá de aguardar a realização da assembleia de acionistas da Docas (a empresa portuária é uma sociedade anômica controlada pela União) para passar a responder oficialmente pela empresa.

PRIMEIROS COMPROMISSOS

Apesar desse procedimento burocrático, o futuro presidente da Codesp já começou a preparar sua agenda. Na quarta ou na quinta-feira da próxima semana, ele virá a Santos para iniciar uma série de reuniões com o atual presidente da Codesp, Luiz Fernando Garcia, afim de preparar a transição na empresa.

Essa agenda foi definida entre Garcia e Carvalho na última quarta-feira, em Brasília, logo após o último ter aceito o convite da equipe de Bolsonaro para presidir a companhia, segundo fontes ligadas ao futuro Ministério da Infraestrutura. A indicação do engenheiro encerra a série de especulações sobre quem presidiria a Docas. Nas últimas semanas, em reuniões com empresários e parlamentares eleitos, integrantes da equipe de Bolsonaro informaram que já estavam negociando indicações para a função,que poderia ser exercida por civis ou militares.

Carvalho é conhecido por seu conhecimento nos setores portuário e de transportes hidroviários. Ele já ocupou os cargos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, no Departamento Hidroviário do Estado e, no último ano, era sócio nas empresas Garín Investimentos e Bureau da Engenharia.

Fonte: A Tribuna, 21/12/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.