Evento de inauguração da expansão do Tiplam é adiado


A cerimônia de inauguração da Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (TIPLAM), unidade da operadora logística VLI no Porto de Santos, que ocorreria nessa sexta-feira (05), foi adiada pela empresa. A decisão foi tomada às 16h30 desta quinta-feira (04). O evento reuniria cerca de 700 convidados, entre empresários do agribusiness e autoridades do setor, como o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.




O presidente Michel Temer foi convidado para a solenidade. Mas, segundo sua assessoria, não poderia comparecer.




De acordo com nota enviada pela VLI, o adiamento foi necessário para a "reconciliação de agendas", sem dar mais detalhes. A empresa relatou que ainda não definiu uma nova data para o evento.




Segundo o gerente do Tiplam, Alessandro Gama, essa cerimônia seria um momento de celebração, de um projeto que está 99% concluído. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões e permitiu que a empresa passasse a embarcar açúcar e grãos. Quando estiver totalmente implantado, ampliará a capacidade anual do complexo marítimo para movimentar estas cargas em 14,5 milhões de toneladas.




Esse volume representa pouco mais de um terço do movimentado pelo Porto com essas duas mercadorias no ano passado. Em 2016, das 113 milhões de toneladas escoadas pelo cais santista, 39,38 milhões de toneladas foram referentes a carregamentos de açúcar e do complexo soja (grãos e farelo).




Localizado na Área Continental de Santos, o terminal fica às margens do Canal de Piaçaguera (via de navegação que sai em frente à Alemoa), ao lado do cais da Usiminas. Apesar da inauguração, o projeto só será concluído totalmente em junho.




Logística ferroviária 




Uma das promessas da empresa de logística é aumentar o volume de cargas sem causar impactos nas estradas da região. Isso porque todo o terminal foi planejado para atender o transporte ferroviário. De acordo com Gama, em menos de quatro horas é possível descarregar a carga de um trem com 80 vagões, que carrega o mesmo que 150 caminhões.

Fonte: A Tribuna, 4/5/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 17 Set, 2024

Autoridade Portuária realiza Revisão do Planejamento Estratégico Integrado que contará com sugestões da comunidade imbitubense

Leia mais
Agência Porto
| 17 Set, 2024

Porto de Rio Grande registra aumento nas movimentações de grãos e cargas gerais

Leia mais
Agência Porto
| 17 Set, 2024

Novo portêiner consolida sétimo terno e eleva produtividade do Porto Itapoá

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.