Evento de inauguração da expansão do Tiplam é adiado


A cerimônia de inauguração da Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (TIPLAM), unidade da operadora logística VLI no Porto de Santos, que ocorreria nessa sexta-feira (05), foi adiada pela empresa. A decisão foi tomada às 16h30 desta quinta-feira (04). O evento reuniria cerca de 700 convidados, entre empresários do agribusiness e autoridades do setor, como o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.




O presidente Michel Temer foi convidado para a solenidade. Mas, segundo sua assessoria, não poderia comparecer.




De acordo com nota enviada pela VLI, o adiamento foi necessário para a "reconciliação de agendas", sem dar mais detalhes. A empresa relatou que ainda não definiu uma nova data para o evento.




Segundo o gerente do Tiplam, Alessandro Gama, essa cerimônia seria um momento de celebração, de um projeto que está 99% concluído. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões e permitiu que a empresa passasse a embarcar açúcar e grãos. Quando estiver totalmente implantado, ampliará a capacidade anual do complexo marítimo para movimentar estas cargas em 14,5 milhões de toneladas.




Esse volume representa pouco mais de um terço do movimentado pelo Porto com essas duas mercadorias no ano passado. Em 2016, das 113 milhões de toneladas escoadas pelo cais santista, 39,38 milhões de toneladas foram referentes a carregamentos de açúcar e do complexo soja (grãos e farelo).




Localizado na Área Continental de Santos, o terminal fica às margens do Canal de Piaçaguera (via de navegação que sai em frente à Alemoa), ao lado do cais da Usiminas. Apesar da inauguração, o projeto só será concluído totalmente em junho.




Logística ferroviária 




Uma das promessas da empresa de logística é aumentar o volume de cargas sem causar impactos nas estradas da região. Isso porque todo o terminal foi planejado para atender o transporte ferroviário. De acordo com Gama, em menos de quatro horas é possível descarregar a carga de um trem com 80 vagões, que carrega o mesmo que 150 caminhões.

Fonte: A Tribuna, 4/5/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.