Executivos brasileiros conhecem iniciativas com hidrogênio verde em Antuérpia, na Bélgica
A plataforma internacional de hidrogênio verde do porto de Antuérpia e Bruges, na Bélgica, foi apresentada à comitiva brasileira, formada por executivos dos portos privados e autoridades e liderada pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). O objetivo é substituir as fontes de energia fósseis em muitas aplicações industriais e tornar as operações portuárias cada vez mais sustentáveis.

O terminal belga, com alto potencial de se tornar um dos mais sustentáveis do mundo, em parceria com a CMB.TECH, já está testando veículos com um sistema híbrido que combina diesel e hidrogênio, reduzindo as emissões globais de poluentes em 65%. A comitiva conferiu de perto projetos que podem ser adotados pelos portos brasileiros. “Aqui, com todo o grupo, estamos vendo de perto esse exemplo de porto público eficiente e que está bem avançado no tema da sustentabilidade”, afirmou o presidente da ATP, Murillo Barbosa. 

Na busca por fortalecer a modernização do setor portuário brasileiro, o grupo também visitará, até o dia 26 de maio, o Porto de Ghent, um dos maiores portos fluviais do continente; e o Porto de Zeebrugges, importante centro de transporte e logística para cargas; entre outros locais. A comitiva brasileira é formada por 39 participantes, entre os quais estão o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e quatro diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que integram a equipe a partir de amanhã, além de representantes de 16 empresas associadas à entidade. 

A Missão ATP Bélgica é a primeira viagem internacional de estudos da ATP. Planejada desde 2020, ela tem o objetivo de reunir autoridades e representantes de portos privados para vivenciar a realidade da operação e da gestão portuária em locais que são referências no segmento logístico e portuário.

Futuro das hidrovias é debatido em Porto Alegre

Um encontro na capital gaúcha, com o intuito de discutir o futuro das hidrovias marcou a última quinta-feira (25). Na oportunidade o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, e o assessor técnico da presidência, Bruno Almeida, estiveram reunidos com representantes da diretoria do grupo RS Hidrovias.

O encontro aconteceu na sede do Porto de Porto Alegre. De acordo com Estima, foi pauta do encontro as ações que trarão melhorias para a navegação nas hidrovias. Também foi abordado o tema referente ao sistema tarifário que se constitui fundamental para sustentar as ações discutidas. Entre estas estão o licenciamento, a sinalização e a dragagem permanente. A combinação desses objetivos aumenta a competitividade do sistema hidroviário gaúcho, potencializando o volume de cargas.

O próximo ato será uma reunião onde estarão presente os principais interessados no uso das hidrovias.

Registramos no último encontro a presença dos representantes do Hidrovias RS, Wilen Manteli e Sérgio Kirsh, e do presidente do Sindicato dos Armadores de Navegação Interior dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, Werner Barreiro. 

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 fev, 2025

MDIC lança Guia para orientar exportador a emitir autocertificação de origem

Leia mais
Agência Porto
| 21 fev, 2025

Companhia Docas do Ceará recebe empresa responsável pela construção de área de apoio logístico para o Porto de Fortaleza

Leia mais
Agência Porto
| 21 fev, 2025

TCU avalia desestatização de portos no estado do Paraná

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.