Executivos brasileiros conhecem iniciativas com hidrogênio verde em Antuérpia, na Bélgica
A plataforma internacional de hidrogênio verde do porto de Antuérpia e Bruges, na Bélgica, foi apresentada à comitiva brasileira, formada por executivos dos portos privados e autoridades e liderada pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). O objetivo é substituir as fontes de energia fósseis em muitas aplicações industriais e tornar as operações portuárias cada vez mais sustentáveis.

O terminal belga, com alto potencial de se tornar um dos mais sustentáveis do mundo, em parceria com a CMB.TECH, já está testando veículos com um sistema híbrido que combina diesel e hidrogênio, reduzindo as emissões globais de poluentes em 65%. A comitiva conferiu de perto projetos que podem ser adotados pelos portos brasileiros. “Aqui, com todo o grupo, estamos vendo de perto esse exemplo de porto público eficiente e que está bem avançado no tema da sustentabilidade”, afirmou o presidente da ATP, Murillo Barbosa. 

Na busca por fortalecer a modernização do setor portuário brasileiro, o grupo também visitará, até o dia 26 de maio, o Porto de Ghent, um dos maiores portos fluviais do continente; e o Porto de Zeebrugges, importante centro de transporte e logística para cargas; entre outros locais. A comitiva brasileira é formada por 39 participantes, entre os quais estão o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e quatro diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que integram a equipe a partir de amanhã, além de representantes de 16 empresas associadas à entidade. 

A Missão ATP Bélgica é a primeira viagem internacional de estudos da ATP. Planejada desde 2020, ela tem o objetivo de reunir autoridades e representantes de portos privados para vivenciar a realidade da operação e da gestão portuária em locais que são referências no segmento logístico e portuário.

Futuro das hidrovias é debatido em Porto Alegre

Um encontro na capital gaúcha, com o intuito de discutir o futuro das hidrovias marcou a última quinta-feira (25). Na oportunidade o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, e o assessor técnico da presidência, Bruno Almeida, estiveram reunidos com representantes da diretoria do grupo RS Hidrovias.

O encontro aconteceu na sede do Porto de Porto Alegre. De acordo com Estima, foi pauta do encontro as ações que trarão melhorias para a navegação nas hidrovias. Também foi abordado o tema referente ao sistema tarifário que se constitui fundamental para sustentar as ações discutidas. Entre estas estão o licenciamento, a sinalização e a dragagem permanente. A combinação desses objetivos aumenta a competitividade do sistema hidroviário gaúcho, potencializando o volume de cargas.

O próximo ato será uma reunião onde estarão presente os principais interessados no uso das hidrovias.

Registramos no último encontro a presença dos representantes do Hidrovias RS, Wilen Manteli e Sérgio Kirsh, e do presidente do Sindicato dos Armadores de Navegação Interior dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, Werner Barreiro. 

Read Also Other News

Agência Porto
| 06 ago, 2025

Com capacidade para 2 mil caminhões/dia, novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será o maior da América Latina

Read more
Agência Porto
| 06 ago, 2025

CooperaPortos deste ano tratará de portos sustentáveis e o compromisso com a Agenda 2030

Read more
Agência Porto
| 06 ago, 2025

Porto de Santos bate recorde com mais de 17 milhões de toneladas movimentadas em julho

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.