Feijão importado chega ao Nordeste brasileiro por cabotagem
O TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), tem garantido a distribuição de feijão importado para o mercado do Nordeste brasileiro. Por meio da cabotagem importadores do Paraná e Santa Catarina garantem que a mercadoria chegue ao destino com os custos logísticos reduzidos em até 40%.

O feijão preto que chega ao Brasil pelo Porto de Paranaguá tem origem na Argentina e na China e como destino os portos de Suape, Fortaleza, Manaus e Salvador. “A queda na safra de feijão no Brasil elevou a importação do feijão preto de outros países no ano passado. Só no primeiro semestre do ano anterior, a importação do produto argentino, por exemplo, cresceu 146%”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente e Comercial da TCP, que salienta que em 2016, 6500 toneladas de feijão deixaram o Paraná por cabotagem.

Moraes e Silva explica que a cabotagem pela TCP é um caminho menos oneroso para o importador, pois a carga que chega ao Terminal é nacionalizada e estufada na área primária do Porto, diminuindo os steps logísticos. “Ao utilizar os serviços da TCP, o importador tem todos os serviços concentrados dentro do próprio Porto, o que gera uma economia logística com o transporte da carga e estufagem, evitando custos adicionais para interiorizar o produto”, enfatiza.

Na comparação com o modal rodoviário, o transporte da carga por meio da navegação na costa brasileira também tem o preço até 40% menor. Além disso, trata-se de uma operação mais segura e ecologicamente correta já que retira da estrada um número grande de caminhões, diminuindo a poluição e emissão de gás carbônico.

De acordo com o executivo, o terminal tem previstas cinco escalas semanais, fazendo com que o Terminal receba quase um navio por dia com origem ou destino para a Ásia. “Na comparação com os demais portos que atuam na área de influência da TCP, o Terminal tem o maior número de serviços semanais, reduzindo o transit time da carga”, observa.

Fonte: Guia Marítimo, 31/1/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.