O governador Rafael Fonteles esteve reunido em Brasília com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, onde discutiram uma parceria para uma integração entre o Porto Piauí e o Porto de Santos.
A parceria tem o objetivo de ampliar o potencial logístico do Estado, fortalecendo sua conexão com os principais corredores comerciais do Brasil e criando novas oportunidades de negócios. A medida também visa atrair investimentos que devem contribuir para o crescimento da economia local e regional.
As obras do Porto Piauí iniciaram entre os anos 1970 e 19801, mas foram paralisadas em 1986 por falta de recursos. Em 1988, a exploração do porto foi objeto de concessão, por 50 anos, ao Governo do Piauí que, em 1991, subconcedeu a construção e exploração do porto à empresa Inace, que por 16 anos não investiu na obra, levando a rescisão do contrato.
Em 2009 houve um aporte de recursos para continuar a obra, mas foram constatadas irregularidades na execução da obra, como falhas na elaboração de projeto e divergências. As oras só foram retomadas em março de 2023 e em dezembro do mesmo ano foram entregues o cais, a dragagem e a urbanização do local.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 21 fev, 2025
MDIC lança Guia para orientar exportador a emitir autocertificação de origem
Leia mais
| 21 fev, 2025
Companhia Docas do Ceará recebe empresa responsável pela construção de área de apoio logístico para o Porto de Fortaleza
Leia mais
| 21 fev, 2025
TCU avalia desestatização de portos no estado do Paraná
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.