O governador Rafael Fonteles esteve reunido em Brasília com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, onde discutiram uma parceria para uma integração entre o Porto Piauí e o Porto de Santos.
A parceria tem o objetivo de ampliar o potencial logístico do Estado, fortalecendo sua conexão com os principais corredores comerciais do Brasil e criando novas oportunidades de negócios. A medida também visa atrair investimentos que devem contribuir para o crescimento da economia local e regional.
As obras do Porto Piauí iniciaram entre os anos 1970 e 19801, mas foram paralisadas em 1986 por falta de recursos. Em 1988, a exploração do porto foi objeto de concessão, por 50 anos, ao Governo do Piauí que, em 1991, subconcedeu a construção e exploração do porto à empresa Inace, que por 16 anos não investiu na obra, levando a rescisão do contrato.
Em 2009 houve um aporte de recursos para continuar a obra, mas foram constatadas irregularidades na execução da obra, como falhas na elaboração de projeto e divergências. As oras só foram retomadas em março de 2023 e em dezembro do mesmo ano foram entregues o cais, a dragagem e a urbanização do local.
Share
Read Also Other News
| 02 abr, 2025
Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias
Read more
| 02 abr, 2025
CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos
Read more
| 02 abr, 2025
CODERN publica edital de licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.