Governo Federal investe para fortalecer modais para o mercado de refino de petróleo, afirma secretário
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, destacou nesta segunda-feira (10) a necessidade do uso de diferentes modais de transporte em toda a cadeia de refino do óleo combustível. Em debate virtual promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, Piloni ressaltou que o Governo Federal tem investido especialmente em ferrovias e portos para melhorar a infraestrutura no país.

“Para ter intermodalidade é preciso ter disponibilidade de modais, e talvez os que precisem de um empenho maior na logística brasileira sejam o transporte ferroviário e aquaviário. A boa notícia é que temos investimentos sendo feitos nesses modais”, explicou. Mediado pela jornalista Michelle Trombelli, a discussão abordou a importância das vendas das refinarias da Petrobras, que impulsionam a maior transformação do segmento no Brasil nas últimas décadas.

Piloni comentou sobre a questão da infraestrutura logística ser impulsionadora e ampliar a competição do novo contexto do downstream, atividade de transporte e distribuição de produtos da indústria do petróleo, desde a refinaria até as empresas de distribuição. “Temos no setor de granéis líquidos, principalmente combustíveis, um grande ator dentro do setor portuário”, afirmou.

Piloni ainda afirmou que a intermodalidade no mercado de refino é essencial em um país com a extensão do Brasil, utilizando modais adequados a depender da necessidade das longas distâncias que precisam ser percorridas. Participaram também do debate o vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream (ABD), Cláudio Mastella – instituição ligada ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) –, e Marcus D’Elia, da Leggio Consultoria.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 16 mai, 2025

Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus será reativado depois de 17 anos

Leia mais
Agência Porto
| 16 mai, 2025

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Leia mais
Agência Porto
| 16 mai, 2025

Com melhor quadrimestre da história, Porto do Pecém tem crescimento de 37% na movimentação de contêineres

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.