O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, destacou nesta segunda-feira (10) a necessidade do uso de diferentes modais de transporte em toda a cadeia de refino do óleo combustível. Em debate virtual promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, Piloni ressaltou que o Governo Federal tem investido especialmente em ferrovias e portos para melhorar a infraestrutura no país.
“Para ter intermodalidade é preciso ter disponibilidade de modais, e talvez os que precisem de um empenho maior na logística brasileira sejam o transporte ferroviário e aquaviário. A boa notícia é que temos investimentos sendo feitos nesses modais”, explicou. Mediado pela jornalista Michelle Trombelli, a discussão abordou a importância das vendas das refinarias da Petrobras, que impulsionam a maior transformação do segmento no Brasil nas últimas décadas.
Piloni comentou sobre a questão da infraestrutura logística ser impulsionadora e ampliar a competição do novo contexto do downstream, atividade de transporte e distribuição de produtos da indústria do petróleo, desde a refinaria até as empresas de distribuição. “Temos no setor de granéis líquidos, principalmente combustíveis, um grande ator dentro do setor portuário”, afirmou.
Piloni ainda afirmou que a intermodalidade no mercado de refino é essencial em um país com a extensão do Brasil, utilizando modais adequados a depender da necessidade das longas distâncias que precisam ser percorridas. Participaram também do debate o vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream (ABD), Cláudio Mastella – instituição ligada ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) –, e Marcus D’Elia, da Leggio Consultoria.
Share
Read Also Other News
| 31 out, 2025
Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco
Read more
| 31 out, 2025
APS conclui retomada do Porto de Itajaí e dobra movimentação em oito meses
Read more
| 31 out, 2025
Projeto busca compreender como os portos brasileiros trabalham com as tecnologias de integração
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.