Os programas, planos e projetos setoriais de infraestrutura de transportes passam a contar com novas recomendações socioambientais. O documento Via Sustentável traz dez diretrizes que irão balizar as políticas do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A expectativa é que isso aperfeiçoe a atuação da pasta na área ambiental, promovendo melhorias no desempenho do sistema transportes de forma social e ambientalmente sustentável.
“O trabalho foi desenvolvido para dotar o governo de um documento capaz de definir as políticas relacionadas a transportes, visando a indicar um caminho equilibrado entre as demandas ambientais e do setor de infraestrutura de transportes”, destaca o secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drummond.
O documento foi elaborado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, com apoio do LabTrans/UFSC (Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina) e em parceria com 22 instituições governamentais, entre entidades vinculadas e órgãos de interface do setor com a área socioambiental.
Acesse aqui o documento Diretrizes Socioambientais - Via Sustentável
Fonte: CNT, 24/11/2016.