Marinha autoriza navegação experimental no corredor Arco Norte
A Marinha do Brasil autorizou, em portaria emitida na terça-feira, 24/07, os primeiros testes de navegação do projeto "Barra Norte", que tem por objetivo aumentar a eficiência logística das operações na Barra Norte do Rio Amazonas e melhorar a segurança da navegação na região.

Os primeiros testes ocorrem na região do Canal do Curuá, onde o calado foi ampliado de 11,50 metros para 11,70 metros - o que permite que os navios graneleiros possam ser totalmente carregados. "O ganho de 20 centímetros de calado vai permitir que cada navio possa transportar em média 1.800 toneladas a mais de carga. Isso significa diminuição de custos logísticos e otimização das operações de escoamento de grãos e minério na região", avalia Murillo Barbosa, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), entidade que lidera o projeto "Barra Norte".

A ATP destaca ainda que o projeto trará benefícios para o corredor Arco Norte, rota logística de escoamento da produção brasileira, onde estão situados terminais portuários que utilizam como via de saída a Barra Norte.

O "Barra Norte" é realizado em parceria com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está à frente dos estudos técnicos, Marinha do Brasil e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Fonte: Globo Rural, 26/7/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.