A Marinha do Brasil autorizou, em portaria emitida na terça-feira, 24/07, os primeiros testes de navegação do projeto "Barra Norte", que tem por objetivo aumentar a eficiência logística das operações na Barra Norte do Rio Amazonas e melhorar a segurança da navegação na região.
Os primeiros testes ocorrem na região do Canal do Curuá, onde o calado foi ampliado de 11,50 metros para 11,70 metros - o que permite que os navios graneleiros possam ser totalmente carregados. "O ganho de 20 centímetros de calado vai permitir que cada navio possa transportar em média 1.800 toneladas a mais de carga. Isso significa diminuição de custos logísticos e otimização das operações de escoamento de grãos e minério na região", avalia Murillo Barbosa, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), entidade que lidera o projeto "Barra Norte".
A ATP destaca ainda que o projeto trará benefícios para o corredor Arco Norte, rota logística de escoamento da produção brasileira, onde estão situados terminais portuários que utilizam como via de saída a Barra Norte.
O "Barra Norte" é realizado em parceria com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está à frente dos estudos técnicos, Marinha do Brasil e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Fonte: Globo Rural, 26/7/2018.
Share
Read Also Other News
| 02 jul, 2025
Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050
Read more
| 02 jul, 2025
Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura
Read more
| 02 jul, 2025
Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.