Mateus Szwarcwing é empossado como diretor-presidente da EPL
O Conselho de Administração da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) elegeu o nome do engenheiro civil Mateus Szwarcwing para o cargo de diretor-presidente da Empresa.

A solenidade de posse foi realizada nesta quinta-feira (9) e contou com a presença do Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, do Ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, do diretor-presidente da Valec S.A, André Kuhn, do diretor de gestão da EPL, Marcelo Caldas, do diretor de Planejamento da estatal, Rafael Benini e representantes de entidades públicas e privadas.

Durante o seu pronunciamento na cerimônia, Szwarcwing agradeceu a presença de todos os participantes e reforçou a importância de se ter projetos de qualidade para a infraestrutura brasileira.

“A EPL se encontrou, amadureceu e tem dado resultados excepcionais. Daremos continuidade aos atuais 72 projetos que compõem o nosso portfólio, além da missão de desenvolver os planos setoriais de infraestrutura e planos mestres portuários, o Plano Nacional de Logística 2055 e conduzir nove licenciamentos ambientais”, destacou.

O diretor ainda ressaltou alto nível dos profissionais que atuam na EPL e agradeceu o comprometimento da equipe.

“Contarei com os profissionais da EPL. Assim, vamos continuar entregando, com excelência, os estudos e planejamentos em que a empresa já mostrou ser a melhor do país”.

Na ocasião, o ministro Marcelo Sampaio afirmou que o Governo Federal enxerga a infraestrutura como política de estado. Segundo Sampaio, A EPL tem sido fundamental para que, desde 2019, o Brasil tenha atingido a marca de 84 leilões com mais de R$ 100 bilhões de investimentos contratados.

“Continuaremos entregando planejamento de altíssima qualidade, projetos extremamente sofisticados para serem apresentados ao setor privado. Temos o compromisso com a continuidade desse trabalho brilhante que vem sendo feito nos últimos três anos”, disse.

Incorporação

No dia 24 de maio, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto Nº 11.081, que determina a junção da EPL com outra empresa estatal, a Valec S.A.

Durante a posse como diretor-presidente da EPL, Szwarcwing afirmou que a condução desse processo será feita em conjunto com a Valec.

“Daremos nossos próximos passos em direção à Infra S.A. Vamos construir juntos essa nova empresa do futuro, com inovação, planejamento e modelagens sofisticadas para os projetos”.

Para o ministro Marcelo Sampaio, a Infra S.A será a ferramenta para que o Brasil continue a avançar na infraestrutura.

“Essa nova empresa vai consolidar o interesse do setor privado em investir no setor de transportes. A Infra S.A será fundamental para que setor público e privado possam transformar nossa matriz de transportes”, finalizou.

Currículo

Formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia e servidor da Câmara dos Deputados, Szwarcwing possui MBA em “Gestão Empresarial”, especialização em “Qualidade das Construções” e é bacharel em “Gestão Financeira”. Foi auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU) e atuou como diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura. Na pasta, também exerceu a função de assessor especial da Secretaria Executiva entre 2019 e 2020.

O novo diretor-presidente da EPL foi presidente do Conselho Fiscal da empresa e presidente do Comitê Building Information Modelling – BIM – do Ministério da Infraestrutura, onde também atuou como presidente do Comitê de Qualidade Normativa e no Comitê de Governança Digital. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) e do Comitê Gestor do BIM do Governo Federal.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.