Pela primeira vez, o novo Plano Nacional de Logística (PNL), com horizonte de 2050, será aberto à participação popular já na etapa de construção das matrizes origem-destino de cargas. Nessa fase, são utilizados dados que mostram os principais municípios de origem e de destino das cargas transportadas no Brasil, para simular o tráfego e projetar a necessidade de melhorias na infraestrutura do país.
Ao todo, serão cinco encontros regionais no mês de abril, um em cada região do Brasil, com o objetivo de aprimorar as projeções de crescimento da produção e melhor compreender a dinâmica do setor produtivo brasileiro. Eles serão coordenados pela Subsecretaria de Fomento e Planejamento da Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes.
Com esse objetivo, todos os encontros serão realizados em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e seus representantes nos estados, para reforçar a aproximação com o setor produtivo e aprimorar as matrizes origem-destino de cargas.
Essa etapa é essencial para que o Governo Federal conheça a verdadeira demanda por transportes e, assim, construa um Plano com soluções logísticas adequadas.
Conforme estabelece o Decreto nº 12.022/24, foi criado um Comitê de Governança de caráter permanente. O grupo é formado pelos ministérios dos Transportes, Planejamento e Orçamento, Portos e Aeroportos e pela Casa Civil. As ferramentas de planejamento estão sendo criadas por este grupo, com o foco em atingir plenamente as metas conjuntas para as políticas públicas dos setores envolvidos.
Serviço
O quê: 1º Encontro Regional do Plano Nacional de Logística 2050
Quando: Quarta-feira (2), às 9h
Onde: Centro de Eventos da Fiep, no Campus da Indústria - Av. Comendador Franco 1341, Jardim Botânico, Curitiba/PR