A movimentação de cargas nos portos brasileiros em 2016 atingiu 998 milhões de toneladas, número que representa queda de 1% ante o desempenho do setor em 2015.
O dado foi apresentado há pouco por diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que participam de evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A balança comercial brasileira foi superavitária em US$ 47,7 bilhões no ano passado, valor recorde, mas o desempenho das exportações e importações via portos foi marcado por forte retração na comparação com 2015. As exportações caíram 3,2%, enquanto as importações recuaram 19,8%.
Entre as principais mercadorias transportadas no modal aquaviário, foi registrada alta de 3,1% do minério de ferro e queda de 3,8% de combustíveis.
Na abertura do evento, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, destacou que a pasta tem um orçamento maior para investimentos em infraestrutura em todos os modais e que o setor portuário deve se aproveitar da recuperação econômica, "embora o crescimento do PIB para este ano deve ser muito tímido."
Fonte: Valor, 15/2/2017.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 21 mai, 2025
Investimentos em infraestrutura devem impulsionar crescimento do PIB em 0,3%, afirma Renan Filho
Leia mais
| 21 mai, 2025
Porto Piauí vence prêmio internacional em Roterdã
Leia mais
| 21 mai, 2025
Santos reivindica contrapartidas diante do maior leilão terminal portuário do Brasil
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.