A movimentação de cargas nos portos brasileiros em 2016 atingiu 998 milhões de toneladas, número que representa queda de 1% ante o desempenho do setor em 2015.
O dado foi apresentado há pouco por diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que participam de evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A balança comercial brasileira foi superavitária em US$ 47,7 bilhões no ano passado, valor recorde, mas o desempenho das exportações e importações via portos foi marcado por forte retração na comparação com 2015. As exportações caíram 3,2%, enquanto as importações recuaram 19,8%.
Entre as principais mercadorias transportadas no modal aquaviário, foi registrada alta de 3,1% do minério de ferro e queda de 3,8% de combustíveis.
Na abertura do evento, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, destacou que a pasta tem um orçamento maior para investimentos em infraestrutura em todos os modais e que o setor portuário deve se aproveitar da recuperação econômica, "embora o crescimento do PIB para este ano deve ser muito tímido."
Fonte: Valor, 15/2/2017.
Share
Read Also Other News
| 15 ago, 2025
APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação
Read more
| 15 ago, 2025
Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA
Read more
| 15 ago, 2025
Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.