Movimentação de cargas nos portos privados cresce quase 9,3% entre janeiro e maio
A movimentação de cargas nos terminais portuários privados cresceu 9,3% entre janeiro e maio de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Nos primeiros cinco meses do ano, os TUPs (Terminais de Uso Privado) movimentaram 315,5 milhões de toneladas. A movimentação total cresceu 9,2%.

O presidente da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa, destaca que dois TUPs associados estão entre os terminais que tiveram maior crescimento percentual — o Terminal Marítimo Ponta Ubu, com aumento de 516,9%, e o Terminal TMULT e TCAR que cresceu 136,5%.

Segundo Barbosa, o setor portuário privado segue respondendo positivamente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 no país. Ele destaca a intensa contribuição dos TUPs para a economia nacional no período. "Apesar do momento desafiador que o país atravessa, os portos privados seguem apresentando números ascendentes na movimentação de cargas. O setor portuário privado tem importante participação na recuperação econômica dos últimos meses", explica.

Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram contêiner (+19,3%), carga geral (+16,9%), granel líquido e gasoso (+14,5%) e granel sólido (+4,9%)

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 17 dez, 2025

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

Leia mais
Agência Porto
| 17 dez, 2025

Portos do Sudeste movimentam 575,5 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2025

Leia mais
Agência Porto
| 17 dez, 2025

Portos do Paraná regulariza 100% das áreas e garante R$ 5,1 bilhões em investimentos

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.