Movimentação de cargas nos portos privados cresce quase 9,3% entre janeiro e maio
A movimentação de cargas nos terminais portuários privados cresceu 9,3% entre janeiro e maio de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Nos primeiros cinco meses do ano, os TUPs (Terminais de Uso Privado) movimentaram 315,5 milhões de toneladas. A movimentação total cresceu 9,2%.

O presidente da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa, destaca que dois TUPs associados estão entre os terminais que tiveram maior crescimento percentual — o Terminal Marítimo Ponta Ubu, com aumento de 516,9%, e o Terminal TMULT e TCAR que cresceu 136,5%.

Segundo Barbosa, o setor portuário privado segue respondendo positivamente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 no país. Ele destaca a intensa contribuição dos TUPs para a economia nacional no período. "Apesar do momento desafiador que o país atravessa, os portos privados seguem apresentando números ascendentes na movimentação de cargas. O setor portuário privado tem importante participação na recuperação econômica dos últimos meses", explica.

Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram contêiner (+19,3%), carga geral (+16,9%), granel líquido e gasoso (+14,5%) e granel sólido (+4,9%)

Read Also Other News

Agência Porto
| 20 mai, 2025

Sul de Santa Catarina desponta como nova fronteira logística no Sul do Brasil

Read more
Agência Porto
| 20 mai, 2025

Infra S.A. divulga relatório sobre infraestrutura de transportes e o impacto em custos logísticos

Read more
Agência Porto
| 20 mai, 2025

Novo porto vai colocar o Espírito Santo no mapa das exportações de petróleo

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.