Navio com capacidade de 11 mil TEUs atraca na TCP
A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu no último dia 13, o navio Cape Sounio. Operado pela armadora Zim, o navio pode transportar até 11 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e é o maior em capacidade de contêineres já atracado na costa paranaense.

O navio integra o serviço Ásia 2 e conta com 330,3 metros de LOA (comprimento) e 48 metros de boca. “Trata-se de navio de grandes dimensões e que utilizou o Porto de Paranaguá pela primeira vez na rota Sul, . A vinda dele para Paranaguá comprova a capacidade operacional do Terminal, que está entre os maiores da América Latina”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial. Em Paranaguá, foi registrada a movimentação total de 856 contêineres, com produtos de importação como químicos e automotivos.

A tendência, explica Moraes e Silva, é que navios ainda maiores, com até 368 metros de LOA, possam atracar no Terminal nos próximos anos. “Além das obras de expansão e modernização que a TCP realiza para a expansão do cais, por exemplo, a região da Baia de Paranaguá passa por obras de dragagem, que irão garantir aumentar a profundidade do canal, bacia e berços, proporcionando um calado operacional de 13,30 metros para o Porto”, enfatiza.

Hoje, o cais da TCP conta com 879 metros e passará por um processo de ampliação e modernização, ganhando mais  220 metros de berços, totalizando 1.099 metros de extensão. O projeto de expansão,  previsto na renovação antecipada do contrato de arrendamento por mais 25 anos a partir de 2023, prevê a construção de dolfins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que hoje conta com 320 mil m2 e que será ampliada para cerca de 477 mil m2.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.

Fonte: Informativo dos Portos, 4/7/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.