Navio com capacidade de 11 mil TEUs atraca na TCP
A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu no último dia 13, o navio Cape Sounio. Operado pela armadora Zim, o navio pode transportar até 11 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e é o maior em capacidade de contêineres já atracado na costa paranaense.

O navio integra o serviço Ásia 2 e conta com 330,3 metros de LOA (comprimento) e 48 metros de boca. “Trata-se de navio de grandes dimensões e que utilizou o Porto de Paranaguá pela primeira vez na rota Sul, . A vinda dele para Paranaguá comprova a capacidade operacional do Terminal, que está entre os maiores da América Latina”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial. Em Paranaguá, foi registrada a movimentação total de 856 contêineres, com produtos de importação como químicos e automotivos.

A tendência, explica Moraes e Silva, é que navios ainda maiores, com até 368 metros de LOA, possam atracar no Terminal nos próximos anos. “Além das obras de expansão e modernização que a TCP realiza para a expansão do cais, por exemplo, a região da Baia de Paranaguá passa por obras de dragagem, que irão garantir aumentar a profundidade do canal, bacia e berços, proporcionando um calado operacional de 13,30 metros para o Porto”, enfatiza.

Hoje, o cais da TCP conta com 879 metros e passará por um processo de ampliação e modernização, ganhando mais  220 metros de berços, totalizando 1.099 metros de extensão. O projeto de expansão,  previsto na renovação antecipada do contrato de arrendamento por mais 25 anos a partir de 2023, prevê a construção de dolfins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que hoje conta com 320 mil m2 e que será ampliada para cerca de 477 mil m2.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.

Fonte: Informativo dos Portos, 4/7/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 24 Abr, 2024

Exportação de papel E celulose no Terminal De Contêineres De Paranaguá alcança nova máxima para o primeiro trimestre

Read more
Agência Porto
| 24 Abr, 2024

ANTAQ realiza audiência pública sobre a licitação definitiva de área no Porto de Itajaí (SC)

Read more
Agência Porto
| 24 Abr, 2024

Governo Federal inaugura instalações portuárias de Juruti e Oriximiná (PA)

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.