Operações vão crescer em 2017
As expectativas para a movimentação de cargas no Porto de Santos em 2017 são de crescimento. Mas os índices são discretos. Para o consultor portuário Fabrizio Pierdomenico, a previsão é de 2% de aumento nas operações do cais santista. Já as projeções do diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva, apontam para um incremente de 3,5%.

Neste ano, a Autoridade Portuária estima que 114 milhões de toneladas devem passar pelo Porto de Santos, entre embarques e desembarques. Esta previsão leva em consideração a movimentação de carga realizada entre janeiro e setembro e ainda as projeções para o último trimestre. Na comparação com as operações realizadas no ano passado, o volume tende a ser 4,9% menor.

Para o próximo ano, Pierdomenico aposta em uma projeção mais conservadora, levando em consideração o cenário econômico do país. Neste caso ele aponta o crescimento de 2,5% nas operações com granéis sólidos, enquanto a carga geral deve crescer 1,6% e o transporte de líquidos, 0,8%. "2017 será um bom ano, melhor do que 2016. Mas a alta projetada do PIB (Produto Interno Bruto) é pouco para um economia com a nossa", destacou o consultor portuário.

Por outro lado, Oliva segue otimista e espera um melhor desempenho das operações. "Eu estou trabalhando com 3,5% de crescimento para 2017. Vamos ver quem ganha. Faço votos que seja eu", afirmou. Pela expectativa do executivo, a movimentação de cargas no cais santista deve atingir 117,9 milhões de toneladas no ano que vem.

O diretor-presidente da Codesp leva em conta os sucessivos recordes de movimentação de cargas registrados nos seus últimos 11 meses de gestão. Além disso, ele aponta "o potencial e a capacidade" que o complexo santista tem de vencer dificuldades, diante de todos os problemas que foram enfrentados em 2016.

Fonte: A Tribuna, 24/11/2016.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Leia mais
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Leia mais
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.