Porto de Paranaguá prevê aumento de 83% na movimentação de veículos
A movimentação de veículos no Porto de Paranaguá deve crescer em 83% ao longo de 2017, de acordo com a previsão de importação e exportação dos operadores portuários. A previsão é de que 163 mil veículos embarquem ou desembarquem no porto – o que representa um acréscimo de 73 mil unidades em relação aos 89 mil carros previstos até o final de 2016.

Este aumento pode ser ainda maior, já que o volume de carga é planejado com base na previsão de produção pelas montadoras brasileiras e mercado interno, com a possibilidade de que novos contratos de importação e exportação sejam firmados.

INVESTIMENTO E CONFIANÇA – O aumento no volume operado é resultado dos investimentos feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e na confiança do setor produtivo na eficiência dos portos do Paraná. “O mercado externo está muito atrativo para as montadoras por conta do câmbio e da situação econômica global. O Porto de Paranaguá está preparado para atender este mercado prontamente”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Por isso, a previsão de movimentação deste tipo de carga só cresce”, ressalta.

No primeiro semestre deste ano, foram inaugurados os novos dolfins, que são berços exclusivos para o embarque e desembarque de veículos. Com as estruturas, a movimentação deste tipo de carga fica mais eficiente, reduzindo o tempo de espera e o custo da operação. Foram investidos R$ 60 milhões nesta obra.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, conta que em 2016, até o momento, já foram movimentadas 69 mil unidades de veículos comerciais e para o final do ano está prevista a operação de mais 19 mil unidades.

“Somente nos primeiros nove meses do ano, as exportações de veículos pelo porto tiveram um aumento de 103%, se comparado ao mesmo período do ano passado”, informou Dividino. Em 2015 haviam sido exportadas 28,4 mil unidades entre os meses de janeiro e setembro. Já em 2016, o número de unidades exportadas saltou para 56,8 mil no mesmo período.

EXPERIÊNCIA – O aumento no comércio exterior de carros por Paranaguá também é fruto de um know-how especializado e reconhecido pela indústria brasileira de veículos. “Temos uma experiência vasta neste tipo de operação, que é muito delicada. É preciso ter mão-de-obra capacitada e treinada para garantir avaria zero nas operações, já que o mercado é muito exigente no que diz respeito a estas cargas”, completou Dividino.

Exemplo disso, é que, além de ser a principal porta de saída das montadoras instaladas no Paraná, o Porto de Paranaguá também foi o escolhido para operar um lote de exportação de 10 mil BMW, que tem fábrica em Araquari, em Santa Catarina, a 200 quilômetros de distância do porto.

Fonte: APPA, 05/10/2016.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.