Porto de Santos registra alta de 5% em importações no mês de outubro

As importações voltaram a crescer no Porto de Santos. Em outubro, o aumento deste tipo de operação foi de 5% e atingiu 3 milhões de toneladas. Mas no acumulado dos dez primeiros meses do ano, a marca chegou a 26,5 milhões de toneladas, um decréscimo de 4%. As exportações, que são o carro-chefe do cais santista, caíram 27,4%, chegando a 6,1 milhões de toneladas no mês passado. Neste ano, os embarques somaram 71.1 milhões de toneladas, uma queda de 1,6%.


Os dados fazem parte do levantamento mensal da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o Porto de Santos. Em outubro, o cais santista alcançou a marca de 9,1 milhões de toneladas operadas. No acumulado do ano, são 97,67 milhões de toneladas, o que motivou a elevação da previsão de fechamento de 2016 para 114.1 milhões de toneladas.


Entre as cargas de destaque, está o trigo, que registrou uma alta de 403,3% em seus desembarques, totalizando 90,2 mil toneladas em outubro. As importações de adubo também registraram elevação, de 23,5%, e atingiram a marca de 377,9 mil toneladas.


Já entre as exportações, o complexo soja, que inclui grãos e farelos, registrou uma queda de 44% em outubro, com os embarques de 269,6 mil toneladas. Já o milho sofreu uma redução ainda maior, de 72,8% e somou 756 mil toneladas exportadas.


As operações com contêineres também mantiveram a tendência de queda, chegando a outubro com redução de 8% no mês e registrando 308,8 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). No acumulado, foram 2,9 milhões de TEU, 7% a menos.



Balança comercial


Nos dados apurados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as cargas movimentadas por Santos tanto na importação como na exportação tiveram aumento na participação sobre o total nacional, chegando a 29%. O valor das cargas operadas na região atingiram US$ 77,5 bilhões.


Fonte: A Tribuna, 28/11/2016.


Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 13 ago, 2025

Agência define data da consulta pública do terminal RDJ06A

Leia mais
Agência Porto
| 13 ago, 2025

Movimentação de cargas atinge recorde no primeiro semestre do ano

Leia mais
Agência Porto
| 13 ago, 2025

Túnel Santos-Guarujá recebe licença ambiental prévia e avança para leilão de concessão

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.