Porto do Pecém volta a receber navios de grande porte com combustível líquido
A partir do próximo mês de fevereiro, o Porto do Pecém vai voltar a receber navios de grande porte carregados com combustível líquido para realizar operações de transbordo, modalidade conhecida como ship to ship (de navio para navio). A informação foi repassada ao governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (17), pelo presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco. Há seis anos que o estado não recebia embarcações para esse tipo de atividade. Inicialmente, serão movimentados 200 mil m³ de combustível por mês.

“Vínhamos dialogando com a Petrobras para a retomada dessa operação, que será muito importante para a empresa e representa ganho econômico para o Ceará, que passará a enviar combustível para comercialização em estados do Norte e Nordeste”, comentou Camilo. Inicialmente, o Porto do Pecém deverá receber três navios por mês, mas com perspectiva de ampliação já para os próximos meses.

O presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A), Danilo Serpa, explicou como acontecerá a operação. “São navios maiores que vão chegar ao Brasil com combustível líquido e vão passar para navios menores levarem para estados das regiões Norte e Nordeste. É uma operação muito importante para o porto, porque, num mesmo berço, você atraca dois navios – o menor ao lado do maior”, detalhou Serpa. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior, e o presidente da Transpetro, Gustavo Raposo, também participaram do encontro.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.