Porto do Pecém volta a receber navios de grande porte com combustível líquido
A partir do próximo mês de fevereiro, o Porto do Pecém vai voltar a receber navios de grande porte carregados com combustível líquido para realizar operações de transbordo, modalidade conhecida como ship to ship (de navio para navio). A informação foi repassada ao governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (17), pelo presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco. Há seis anos que o estado não recebia embarcações para esse tipo de atividade. Inicialmente, serão movimentados 200 mil m³ de combustível por mês.

“Vínhamos dialogando com a Petrobras para a retomada dessa operação, que será muito importante para a empresa e representa ganho econômico para o Ceará, que passará a enviar combustível para comercialização em estados do Norte e Nordeste”, comentou Camilo. Inicialmente, o Porto do Pecém deverá receber três navios por mês, mas com perspectiva de ampliação já para os próximos meses.

O presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A), Danilo Serpa, explicou como acontecerá a operação. “São navios maiores que vão chegar ao Brasil com combustível líquido e vão passar para navios menores levarem para estados das regiões Norte e Nordeste. É uma operação muito importante para o porto, porque, num mesmo berço, você atraca dois navios – o menor ao lado do maior”, detalhou Serpa. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior, e o presidente da Transpetro, Gustavo Raposo, também participaram do encontro.

Read Also Other News

Agência Porto
| 17 abr, 2025

Movimentação de cargas no Porto de Itajaí registra 1,2 milhão de toneladas no mês de março

Read more
Agência Porto
| 17 abr, 2025

APS reúne especialistas europeus e lança programa inovador nos portos de Santos e Itajaí

Read more
Agência Porto
| 17 abr, 2025

ANTAQ e Petrobras discutem inventário de emissões de carbono e criação de comitê para tratar da Margem Equatorial

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.