Porto e Segurança Pública vão reforçar Operação Safra
Representantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Sindicato dos Caminhoneiros do Paraná debateram na terça-feira (25) ações conjuntas na área de segurança no entorno da área do Porto de Paranaguá, relativas à safra 2018, que está em andamento.

O diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, falou ao secretário estadual da Segurança Pública, Julio Reis, sobre a importância de ações conjuntas de inteligência para combater o roubo de cargas – que se intensifica no período de safra – no trecho da BR-277 que dá acesso ao Porto de Paranaguá.

“Mais de 110 mil caminhões já desceram a Serra em direção ao Porto no primeiro trimestre de 2018 e o Porto tem uma perspectiva de movimentar cerca de 8,6 milhões de toneladas de grãos entre os meses de abril e julho, um volume recorde para o período”, disse Fregonese.

O trabalho tem como objetivo reprimir furtos de cargas denominadas ‘vazadas’, em que o suspeito derruba o tombador do caminhão e despeja a mercadoria na via.

Julio Reis disse que a Secretaria convocou uma reunião interna da segurança pública para estabelecer as estratégias de enfrentamento aos problemas que foram relatados. Segundo ele, não é possível que um porto com a importância de Paranaguá tenha este tipo e dificuldade para escoamento dos seus produtos. “Também vamos reforçar as ações em prol dos caminhoneiros e da população para que tenhamos uma safra tranquila”, disse o secretário.

CAMINHONEIROS - O diretor do Sindicato dos Caminhoneiros do Paraná (Sindicam-PR), Josemar Cunha Bueno, destacou a importância da reunião para a cidade e para os motoristas ao afirmar que a reunião foi muito importante para se buscar apoio e solução para problemas de segurança que ocorrem na BR-277 no caminho para o Porto de Paranaguá. “Estamos atuando ao lado do Porto e da Polícia para garantir a segurança dos motoristas nesta safra”, afirmou Josemar.

PRESENÇAS - Estavam presentes na reunião o delegado de Divisão Policial do Interior, Valmir Soccio; e o major Adilson da Silva, assessor militar da Secretaria de Estado da Segurança Pública; o diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira Junior; e o chefe da Guarda Portuária da Appa, coronel Alfredo Badnarczuk Junior; o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Paraná (Sindicam-PR), Laerte Freitas; o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Paranaguá, Gilberto Costa da Cruz.

Fonte: Portos e Navios, 27/4/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.