Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina
Com a implementação de tecnologias internacionais para a melhoria da gestão portuária, do melhor monitoramento das águas e do tráfego marítimo, além de parcerias com universidades e startups, a Portos RS, administradora dos portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, está redefinindo as fronteiras da inovação em logística portuária na América Latina. 

As tecnologias estratégicas, como o sistema Vessel Traffic Services(VTS), o monitoramento das profundidades marítimas em colaboração com a startup israelense DockTech e a plataforma de gerenciamento de riscos PortRisk da RightShip, são pilares deste avanço.

"Nosso planejamento estratégico é fundamentado em investimentos contínuos em tecnologia, que são essenciais para melhorar a competitividade e a eficácia de nossas operações", afirma Cristiano Klinger, presidente da Portos RS.

Desenvolvido em parceria com a Associação Arranjo Produtivo Local Marítimo RS (APL), por meio da empresa Technomar, o VTS permite o monitoramento em tempo real dos navios no Complexo Portuário de Rio Grande melhorando significativamente a gestão e a segurança do tráfego marítimo. O VTS não apenas otimiza as operações portuárias, mas também fornece acesso às informações via site da Portos RS, aumentando a transparência e democratizando o acesso à comunidade portuária. O sistema iniciou a operação em março deste ano. 

Outra parceria importante é com a RightShip para implementação do PortRisk, uma plataforma digital com enfoque em meio ambiente, social e governança (ESG), reconhecida mundialmente pela sua liderança em soluções marítimas. O PortRisk é uma solução abrangente de gerenciamento de risco que facilita a gestão ativa e proativa de riscos para os navios que acessam a zona portuária. 

“Com uma base de dados extensa e continuamente atualizada que inclui informações sobre embarcações marítimas, incidentes e históricos completos dos navios, o sistema permite uma melhor avaliação e gerenciamento de riscos, aumentando a eficiência operacional do porto e elevando a segurança de todas as operações portuárias”, complementa Cristiano Klinger. 

Além de ser um parceiro-chave em entregas tecnológicas, a Portos RS também desempenha um papel relevante no ecossistema de inovação regional, mantendo colaborações estratégicas com instituições acadêmicas e centros de inovação. Através de parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Parque Tecnológico Ocean Tech e o Pelotas Parque Tecnológico, a Portos RS está ativamente envolvida no Grande Pacto pela Inovação, liderado pela Prefeitura do Rio Grande.

Essas conexões impulsionam a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, mas também fortalecem a Portos RS como um catalisador de inovação, apoiando o desenvolvimento sustentável e o fomento às startups locais. 

"Principalmente quando nos referimos à nossa aspiração de ser uma referência na gestão do complexo portuário ede nos estabelecer como um hub no Cone Sul, percebemos o quão vital é nosso papel em conectar pessoas como autoridade portuária. Ao facilitar a interação entre os diversos agentes, como operadores de carga e terminais, e todos os stakeholders envolvidos em nosso processo, é fundamental que contemos com inovações tecnológicas robustas que nos auxiliem a trilhar este caminho com precisão e eficácia," finaliza o presidente da Portos RS.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 27 Mai, 2024

Superavit brasileiro chega a US$ 34,6 bi de janeiro à quarta semana de maio

Leia mais
Agência Porto
| 27 Mai, 2024

Comunidade portuária doa quase R$ 1 milhão para vítimas das enchentes no RS

Leia mais
Agência Porto
| 27 Mai, 2024

Porto do Rio de Janeiro recebe delegação da Malásia em missão comercial

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.