Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina
Com a implementação de tecnologias internacionais para a melhoria da gestão portuária, do melhor monitoramento das águas e do tráfego marítimo, além de parcerias com universidades e startups, a Portos RS, administradora dos portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, está redefinindo as fronteiras da inovação em logística portuária na América Latina. 

As tecnologias estratégicas, como o sistema Vessel Traffic Services(VTS), o monitoramento das profundidades marítimas em colaboração com a startup israelense DockTech e a plataforma de gerenciamento de riscos PortRisk da RightShip, são pilares deste avanço.

"Nosso planejamento estratégico é fundamentado em investimentos contínuos em tecnologia, que são essenciais para melhorar a competitividade e a eficácia de nossas operações", afirma Cristiano Klinger, presidente da Portos RS.

Desenvolvido em parceria com a Associação Arranjo Produtivo Local Marítimo RS (APL), por meio da empresa Technomar, o VTS permite o monitoramento em tempo real dos navios no Complexo Portuário de Rio Grande melhorando significativamente a gestão e a segurança do tráfego marítimo. O VTS não apenas otimiza as operações portuárias, mas também fornece acesso às informações via site da Portos RS, aumentando a transparência e democratizando o acesso à comunidade portuária. O sistema iniciou a operação em março deste ano. 

Outra parceria importante é com a RightShip para implementação do PortRisk, uma plataforma digital com enfoque em meio ambiente, social e governança (ESG), reconhecida mundialmente pela sua liderança em soluções marítimas. O PortRisk é uma solução abrangente de gerenciamento de risco que facilita a gestão ativa e proativa de riscos para os navios que acessam a zona portuária. 

“Com uma base de dados extensa e continuamente atualizada que inclui informações sobre embarcações marítimas, incidentes e históricos completos dos navios, o sistema permite uma melhor avaliação e gerenciamento de riscos, aumentando a eficiência operacional do porto e elevando a segurança de todas as operações portuárias”, complementa Cristiano Klinger. 

Além de ser um parceiro-chave em entregas tecnológicas, a Portos RS também desempenha um papel relevante no ecossistema de inovação regional, mantendo colaborações estratégicas com instituições acadêmicas e centros de inovação. Através de parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Parque Tecnológico Ocean Tech e o Pelotas Parque Tecnológico, a Portos RS está ativamente envolvida no Grande Pacto pela Inovação, liderado pela Prefeitura do Rio Grande.

Essas conexões impulsionam a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, mas também fortalecem a Portos RS como um catalisador de inovação, apoiando o desenvolvimento sustentável e o fomento às startups locais. 

"Principalmente quando nos referimos à nossa aspiração de ser uma referência na gestão do complexo portuário ede nos estabelecer como um hub no Cone Sul, percebemos o quão vital é nosso papel em conectar pessoas como autoridade portuária. Ao facilitar a interação entre os diversos agentes, como operadores de carga e terminais, e todos os stakeholders envolvidos em nosso processo, é fundamental que contemos com inovações tecnológicas robustas que nos auxiliem a trilhar este caminho com precisão e eficácia," finaliza o presidente da Portos RS.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.