A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou, nesta terça-feira (11), o lançamento do aplicativo OiBR, que confere mais segurança e proteção aos portos brasileiros.
Na cerimônia, que aconteceu no Parque Tecnológico de Santos, em Santos (SP), o diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, explicou que “com os dados, que vão formar uma base estruturada, será possível auxiliar os atores envolvidos a compreender melhor quais são os problemas e criar soluções mais efetivas. O OiBR vai corrigir causas e não sintomas”.
A nova plataforma digital vai centralizar e modernizar o registro de ocorrências de segurança e proteção nos portos. O aplicativo vai garantir mais proteção e eficiência para o desenvolvimento do setor portuário brasileiro.
Com o lema "Portos+Seguros", o OiBR é o primeiro passo para o início de uma nova fase tecnológica na ANTAQ. Inicialmente, o sistema será usado nos portos de Santos e de São Sebastião, mas a intenção é expandir o uso para outras instalações portuárias.
Sobre o aplicativo
O OiBR, que substituiu o sistema Oi-Cepai, vai permitir que os fiscais da Agência utilizem um sistema mais ágil e integrado, com análise de ocorrências em tempo real, de notificação imediata e que interajam com uma interface mais intuitiva.
O aplicativo vai compilar informações e viabilizar a apresentação de dados consolidados para tomada de decisões estratégicas, garantir o acesso rápido aos históricos e gráficos detalhados, além de unir informações por meio da integração de dados de segurança operacional (safety) e proteção portuária (security) em um único ambiente.
Entre as ocorrências que podem ser registradas na ferramenta estão as com carga IMO; no estuário; com equipamento; a bordo; em área operacional; e em vias de acesso. O aplicativo é inovador e essencial para a geração de informações e dados cruciais para a segurança portuária.