Regra do uso temporário nos Portos Organizados é aprovada pela ANTAQ
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (9), a proposta de regulamentação da regra do “uso temporário” nos portos organizados. A norma visa regulamentar a contratação de uso temporário de áreas e instalações portuárias localizadas na poligonal do porto para movimentação de cargas com mercado não consolidado.

Com a aprovação, será possível testar novas cargas até então não exploradas nas áreas portuárias, possibilitando a criação de novos corredores logísticos para o comércio exterior e a navegação de cabotagem. Além disso, a medida dará maior segurança jurídica para esse tipo de contração por parte dos portos.

Os novos artigos que serão inseridos na Resolução Normativa ANTAQ nº 7/2016 vão impulsionar os investimentos nos portos organizados. Além disso, a Agência vai desenvolver um processo seletivo simplificado e regras para o uso temporário na proposta da Agenda Regulatória para o triênio de 2022 a 2024. O processo foi relatado pela Diretora Flavia Takafashi.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 15 jul, 2025

Porto do Rio Grande cresce 6,4% no semestre e responde por 96% da movimentação dos portos públicos do Estado

Leia mais
Agência Porto
| 15 jul, 2025

Porto de Itajaí avança na criação da Companhia Docas de Itajaí

Leia mais
Agência Porto
| 15 jul, 2025

Justiça Federal devolve à APS direito de fiscalizar água de lastro

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.