A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (9), a proposta de regulamentação da regra do “uso temporário” nos portos organizados. A norma visa regulamentar a contratação de uso temporário de áreas e instalações portuárias localizadas na poligonal do porto para movimentação de cargas com mercado não consolidado.
Com a aprovação, será possível testar novas cargas até então não exploradas nas áreas portuárias, possibilitando a criação de novos corredores logísticos para o comércio exterior e a navegação de cabotagem. Além disso, a medida dará maior segurança jurídica para esse tipo de contração por parte dos portos.
Os novos artigos que serão inseridos na Resolução Normativa ANTAQ nº 7/2016 vão impulsionar os investimentos nos portos organizados. Além disso, a Agência vai desenvolver um processo seletivo simplificado e regras para o uso temporário na proposta da Agenda Regulatória para o triênio de 2022 a 2024. O processo foi relatado pela Diretora Flavia Takafashi.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 15 jul, 2025
Porto do Rio Grande cresce 6,4% no semestre e responde por 96% da movimentação dos portos públicos do Estado
Leia mais
| 15 jul, 2025
Porto de Itajaí avança na criação da Companhia Docas de Itajaí
Leia mais
| 15 jul, 2025
Justiça Federal devolve à APS direito de fiscalizar água de lastro
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.