Regra do uso temporário nos Portos Organizados é aprovada pela ANTAQ
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (9), a proposta de regulamentação da regra do “uso temporário” nos portos organizados. A norma visa regulamentar a contratação de uso temporário de áreas e instalações portuárias localizadas na poligonal do porto para movimentação de cargas com mercado não consolidado.

Com a aprovação, será possível testar novas cargas até então não exploradas nas áreas portuárias, possibilitando a criação de novos corredores logísticos para o comércio exterior e a navegação de cabotagem. Além disso, a medida dará maior segurança jurídica para esse tipo de contração por parte dos portos.

Os novos artigos que serão inseridos na Resolução Normativa ANTAQ nº 7/2016 vão impulsionar os investimentos nos portos organizados. Além disso, a Agência vai desenvolver um processo seletivo simplificado e regras para o uso temporário na proposta da Agenda Regulatória para o triênio de 2022 a 2024. O processo foi relatado pela Diretora Flavia Takafashi.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 mai, 2025

Complexo do Pecém firma pré-contrato com EDF para produção de hidrogênio verde

Read more
Agência Porto
| 23 mai, 2025

Porto de Itajaí repassa R$ 1,3 milhão em ISS para a Prefeitura no quadrimestre

Read more
Agência Porto
| 23 mai, 2025

Movimentação portuária da região Norte cresce 7% no mês de março

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.