Regra do uso temporário nos Portos Organizados é aprovada pela ANTAQ
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (9), a proposta de regulamentação da regra do “uso temporário” nos portos organizados. A norma visa regulamentar a contratação de uso temporário de áreas e instalações portuárias localizadas na poligonal do porto para movimentação de cargas com mercado não consolidado.

Com a aprovação, será possível testar novas cargas até então não exploradas nas áreas portuárias, possibilitando a criação de novos corredores logísticos para o comércio exterior e a navegação de cabotagem. Além disso, a medida dará maior segurança jurídica para esse tipo de contração por parte dos portos.

Os novos artigos que serão inseridos na Resolução Normativa ANTAQ nº 7/2016 vão impulsionar os investimentos nos portos organizados. Além disso, a Agência vai desenvolver um processo seletivo simplificado e regras para o uso temporário na proposta da Agenda Regulatória para o triênio de 2022 a 2024. O processo foi relatado pela Diretora Flavia Takafashi.

Read Also Other News

Agência Porto
| 13 jul, 2025

Portos do Paraná investe R$ 27 milhões em alta tecnologia para atendimento a emergências

Read more
Agência Porto
| 13 jul, 2025

Porto do Rio Grande lidera crescimento percentual entre portos públicos do país em maio, aponta ANTAQ

Read more
Agência Porto
| 13 jul, 2025

CGU avalia Regime Tributário para Incentivos nos Ministérios de Portos e Aeroportos e Transportes

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.