Reserva de mercado entre Brasil e Chile é quebrada após 43 anos


Problema apontado pelo setor exportador brasileiro, a reserva de mercado no transporte marítimo de cargas entre Brasil e Chile foi parcialmente quebrada esta semana, depois de 43 anos de existência.




Pelo prazo de um ano, esse serviço deixará de ser exclusivo das embarcações de bandeiras brasileira e chilena. A exceção abrange as cargas não transportadas em contêineres, como granéis e automóveis.

Esta liberação atinge 10% das cargas do comércio bilateral, segundo a Confederação Nacional da Indústria. "Entendemos que havia uma reserva de mercado", disse a secretária executiva da Câmara da Comércio Exterior (CAMEX), Marcela Santos de Carvalho.

Fonte: A Tribuna, 1/12/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 06 fev, 2026

Porto de Paranaguá simula manobras para expansão da infraestrutura portuária

Leia mais
Agência Porto
| 06 fev, 2026

CODEBA vai administrar o Porto de Pirapora (MG) e inicia reativação da Hidrovia do São Francisco

Leia mais
Agência Porto
| 06 fev, 2026

Suape acelera transição energética e planeja chegar a 50% de energia limpa ainda neste semestre

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.