Setor portuário estimula avanços tecnológicos, analisa especialista
Navios capazes de transportar mais de 20 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), equipamentos de movimentação de cargas automatizados, veículos teleguiados carregando mercadorias pelo pátio de terminais e propulsionados sem a utilização de combustíveis derivados de petróleo, mas por baterias de lítio. Essas são algumas das últimas novidades tecnológicas implantadas no setor portuário.

Mas daqui a algumas décadas, você não deve precisar delas para embarcar ou desembarcar nos complexos marítimos. A atividade portuária por volta de 2040 vai depender de tecnologias que ainda vão ser inventadas e terão pouca semelhança com o que se vê hoje nos principais portos do mundo.

A análise é do executivo da Konecranes (uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos portuários, como portêineres, pontes rolantes e veículos teleguiados), Jussi Suhonen. Ele se reuniu com empresários do Porto de Santos e autoridades do sistema portuário brasileiro na tarde de quarta-feira (11), na unidade da empresa em Houston (Texas, Estados Unidos).





A programação é organizada com apoio do corpo consular dos Estados Unidos no Brasil, do Departamento de Comércio do governo americano e da Câmara de Comércio Brasil Texas (Bratecc).

Futuro da tecnologia





“Recentemente, o mercado passou a falar de navios de 30 mil TEU. Para atender uma embarcação como essa, teremos de repensar totalmente nossos equipamentos e tecnologia. Será um mundo novo. Teremos automação, teremos sistemas controlados remotamente e um menor impacto ambiental, mas vamos ter de mudar como podemos atender um navio que precisará operar um volume desse de carga de forma tão rápida. O que vamos utilizar para isso certamente ainda não foi inventado”, destacou o executivo, que atua como diretor de vendas de Soluções Portuárias para o continente americano.

Para Jussi Suhonen, essa próxima revolução tecnoló-gica do setor deve ocorrer por volta de 2040, “provavelmente quando já estiver aposentado”.Empresários e integrantes do Governo conheceram as atividades da empresa (Foto: Rodrigo Nardelli/Especial para A Tribuna)

Automação





De acordo como representante da Konecrane, com base na evolução tecnológica do setor, esse “desafio” deve ser vencido nos próximos dez anos.

Ferroviárias

Também quarta, a comitiva do Porto & Mar 2019 se reuniu com representantes da operadora de cargas de projeto UTC Overseas, que atua mundialmente, inclusive no Brasil, e com dirigentes da Port Terminal Railroad Association, que reúne as empresas ferroviárias em operação no Porto de Houston.

A visita técnica continua nesta quinta-feira, com o grupo brasileiro seguindo para o polo tecnológico de Austin. Estão programadas reuniões com pesquisadores do campus local da Universidade do Texas, dirigentes de startups e executivos da gigante tecnológica IBM.

Fonte: A Tribuna, 12/09/2019.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.