Suape recupera sua autonomia em abril
A autonomia para a realização das concessões do Porto de Suape - principal ativo de Pernambuco - deve ser devolvida ao Estado já no próximo mês. Essa é a expectativa do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico estadual, Raul Henry, que costura, junto ao Governo Federal, a formatação de um decreto para autorizar a retomada da gestão do ancoradouro sobre as licitações de empreendimentos importantes, cujos processos ficaram estagnados desde a edição da Lei dos Portos, em 2013.

Depois de reconquistar a autonomia de Suape, a prioridade será licitar o segundo terminal de contêineres (Tecon 2), que pode dar mais competitividade ao porto, barateando as operações e atraindo novas empresas. “Já estamos estruturando o modelo do edital e conversando com possíveis interessados”, adiantou Henry, durante evento, ontem, na sede do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar-PE).

Henry destacou que Suape é a joia da coroa do Estado, mas que seu potencial não tem sido totalmente explorado devido às amarras impostas pela atual legislação, que concentra as decisões em Brasília.

“Suape tem uma localização privilegiadíssima, um calado (profundidade) que nem o Porto de Santos tem. Temos condições de fortalecer a nossa atuação a partir da retomada da gestão plena do porto, nos tornando um grande hub (porto concentrador e distribuidor) de cargas, tanto para o Nordeste, que representa 20% do mercado consumidor do País, quanto para o Brasil”, acrescentou, ressaltando ainda a boa infraestrutura portuária e outros diferenciais competitivos, como o Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Além do Tecon 2, Suape ainda tem uma longa lista de terminais cuja licitação ficou parada após a Lei dos Portos. Entre eles estão dois terminais de granéis minerais; um terminal de veículos e um de trigo. Como os processos estão parados há anos, o Estado precisará contratar novos estudos de viabilidade, mas, de acordo com Henry, custos não devem ser expressivos.

O vice-governador adiantou ainda que a edição do decreto federal não revogará a Lei dos Portos. Ele não soube precisar se o texto prometido pelo Governo Federal a Suape será extensivo a outros portos brasileiros, que também tiveram suas licitações travadas desde a edição da norma.

Fonte: Folha de Pernambuco, 14/3/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.