Terminais do Porto de Santos discutem a implantação do Portal Único de Comércio Exterior
A ABTRA organizou encontro das equipes da Receita Federal e do MDIC, responsáveis pela elaboração e implantação do Portal Único de Comércio Exterior, com os terminais do Porto de Santos, nesse 10 de maio, no auditório da Alfândega.

O objetivo do encontro, que contou com a presença dos representantes de 35 recintos alfandegados, Redex, Clias e portos secos, foi sanar as dúvidas e colher as considerações dos terminais sobre o novo processo de controle da exportação de cargas por via marítima.

A auditora da RF e gerente do projeto de exportação, Sandra Magnavita, ressaltou a importância do evento para a correta utilização do novo sistema pelo setor portuário, no suporte às atividades do comércio exterior, com vista à agilização do desembaraço de cargas de exportação. No dia 28 de março a equipe já havia realizado, por videoconferência, uma primeira apresentação sobre esse processo aos terminais associados da ABTRA.

O processo de exportação do Portal Único do Comércio Exterior, lançado em março e em atual fase de testes pelos terminais, simplifica as vendas externas dos produtos brasileiros, com a eliminação de documentos e a redução de exigências governamentais. Adota um único documento - a Declaração Única de Exportação (DUE) –, em lugar dos antigas Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE) e Declaração Simplificada de Exportação (DSE).

O coordenador-geral de Relações Internacionais da Subsecretaria de Aduana, Marco Antonio Siqueira, acrescentou que a RF está identificando as redundâncias no sistema e que, durante a fase de testes, a participação dos terminais foi significativa, somando 80% das operações.

O coordenador-geral de Normas e Facilitação de Comércio do Departamento de Competitividade no Comércio Exterior (Decoe), da Secex/MDIC, Leonardo Diniz Lahud, destacou que o Portal Único é muito mais que um sistema novo. “ É uma mudança de processo”, que promete encurtar o prazo médio das operações de venda externa de 13 para 8 dias.

O presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, garantiu o compromisso da associação com a divulgação, às empresas do setor, de todas as informações sobre esse processo, sejam elas associadas à entidade ou não.

A exemplo da conexão estabelecida desde 2014 dos sistemas utilizados pelos vários órgãos anuentes do comércio exterior, entre os quais, a Alfândega no Porto de Santos, com a Janela Única Portuária, criada e mantida pela ABTRA, a aposta dessa entidade é de uma futura integração eletrônica entre essa sua plataforma adotada pelos recintos alfandegados com o Portal Único de Comércio Exterior.

Visitas técnicas – As equipes da RFB e do MDIC aproveitaram a visita para conferir de perto todas as etapas que integram a exportação de mercadorias no Porto de Santos. Acompanhadas pelo inspetor-chefe adjunto da Aduana em Santos, Akioshi Omizu, pelo chefe-substituto do Serviço de Gestão e Infraestrutura Aduaneira, Reinaldo Angelini, e pelos técnicos da ABTRA, visitaram os terminais alfandegados da BTP, da Transbrasa e da Caramuru.

A ABTRA-Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados representa as 60 grandes empresas administradoras de recintos alfandegados focados na movimentação e armazenagem de contêineres, cargas soltas, veículos e granéis, nos principais portos do Brasil.

Por iniciativa de suas empresas associadas, tornou-se referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas destinadas a integrar a comunidade portuária e contribuir para aprimorar os processos no porto, entre as quais, a Janela Única Portuária (janelaunicaportuaria.org.br).

Fonte: Portos e Navios, 18/5/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.