Transporte por cabotagem cresce 24,7% no Brasil
A tonelagem de cargas transportada em linhas de cabotagem no Brasil, no primeiro semestre do ano passado, cresceu 24,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados integram estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulatório do setor.

O mesmo levantamento aponta que a capacidade utilizada da frota de porta-contêineres nessa modalidade de transporte - caracterizada pela movimentação de cargas em navios ao longo da costa de um país - chegou a 76,2% em agosto de 2019.


Segundo técnicos da Antaq, esse crescimento é resultado, principalmente, da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, que ocorreu em diversos pontos do país, e da consequente instauração da tabela de fretes rodoviários pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).









Dados do Sistema de Desempenho Portuário (SDP), da Antaq, mostram um crescimento de 28% na cabotagem de 2010 a 2018, um salto de aproximadamente 127 milhões para 163 milhões de toneladas movimentadas por meios aquaviários.

O transporte de contêineres se destacou no período, crescendo continuamente desde 2010, atingindo a participação de 18,1% em 2018 e se consolidando como o segundo maior perfil de carga transportada na cabotagem. Os granéis líquidos e gasosos seguem em destaque.

Fonte: A Tribuna, 14/01/2020.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 17 abr, 2025

Movimentação de cargas no Porto de Itajaí registra 1,2 milhão de toneladas no mês de março

Leia mais
Agência Porto
| 17 abr, 2025

APS reúne especialistas europeus e lança programa inovador nos portos de Santos e Itajaí

Leia mais
Agência Porto
| 17 abr, 2025

ANTAQ e Petrobras discutem inventário de emissões de carbono e criação de comitê para tratar da Margem Equatorial

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.