Transporte por cabotagem cresce 24,7% no Brasil
A tonelagem de cargas transportada em linhas de cabotagem no Brasil, no primeiro semestre do ano passado, cresceu 24,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados integram estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulatório do setor.

O mesmo levantamento aponta que a capacidade utilizada da frota de porta-contêineres nessa modalidade de transporte - caracterizada pela movimentação de cargas em navios ao longo da costa de um país - chegou a 76,2% em agosto de 2019.


Segundo técnicos da Antaq, esse crescimento é resultado, principalmente, da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, que ocorreu em diversos pontos do país, e da consequente instauração da tabela de fretes rodoviários pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).









Dados do Sistema de Desempenho Portuário (SDP), da Antaq, mostram um crescimento de 28% na cabotagem de 2010 a 2018, um salto de aproximadamente 127 milhões para 163 milhões de toneladas movimentadas por meios aquaviários.

O transporte de contêineres se destacou no período, crescendo continuamente desde 2010, atingindo a participação de 18,1% em 2018 e se consolidando como o segundo maior perfil de carga transportada na cabotagem. Os granéis líquidos e gasosos seguem em destaque.

Fonte: A Tribuna, 14/01/2020.

Read Also Other News

Agência Porto
| 04 fev, 2026

Governo brasileiro ratifica Convenção TIR e destrava ‘passaporte de cargas’ para a Rota Bioceânica

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Alckmin: governo vai trabalhar com o Congresso para a votação célere do acordo Mercosul-UE

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Arrendamento no Porto de São Sebastião pode alterar mapa logístico de SP

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.