Três grupos apresentam propostas por terminais portuários em PB e ES
Ao menos três grupos representando investidores passaram hoje pela B3 para apresentar propostas pelos terminais portuários que serão leiloados na próxima sexta-feira.

O governo prevê o arrendamento de quatro terminais na sexta-feira, sendo três na Paraíba no Porto de Cabedelo e um em Vitória, capital capixaba. Os investimentos previstos nos quatro terminais somam R$ 199 milhões.

O valor mínimo de outorga começará em R$ 1,00, valor que se justifica, segundo o governo federal, pela intenção de promover investimentos, melhorar a prestação dos serviços dos portos e obter a redução dos custos logísticos, e não na acumulação de recursos no caixa da União.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), contudo, não recebeu propostas para o terminal 01, em Cabedelo, depois que a Raízen, atual arrendatária do terminal, conseguiu uma liminar suspendendo sua licitação.

Um dos grupos de investidores que passou pela B3 chegou a subir com dois volumes para a entrega de propostas, mas retornaram com uma das caixas que aparentava conter documentos. A reportagem apurou que se tratava de uma oferta pelo terminal 01, que não foi entregue por causa da liminar.

Terminal AI-01

A Raízen obteve liminar para suspender o arrendamento do terminal AI-01, do Porto de Cabedelo (PB). A empresa alegou que o edital do certame publicado pela Antaq não preservou o princípio da isonomia, dando um tratamento para ela e outro à BR Distribuidora e à Transpetro, que ocupam as áreas AE-10 e AE-11, que também serão arrendada

O juiz Renato Coelho Borelli, da 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, acatou o argumento da Raízen e considerou que não houve tratamento isonômico, razão pela qual deferiu a liminar.

Segundo o secretário nacional dos Portos, Diogo Piloni, o governo já entrou com um recurso para derrubar a liminar obtida pela Raízen para suspender a concessão do terminal AI-01, do Porto de Cabedelo (PB).

“Não há motivo para interrupção do leilão. Já temos contra-argumentos para aqueles argumentos apresentados pela empresa e eles foram apresentados. Agora, essa ação não impede o andamento do leilão; é somente uma das áreas e vamos até o final nos recursos”, disse.

“Temos um grupo chinês e um argentino que demonstraram interesse, isso em granéis líquidos de forma geral. O mercado de distribuição de combustíveis é mais ou menos concentrado e a entrada de novos operadores para nós é sensacional.”

Fonte: Valor, 19/03/2019.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.