Vigilância Agropecuária ampliará análise de produtos
O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pretende ampliar, nos próximos meses, a análise de mercadorias por meio dos parâmetros de segurança definidos em 2015. Assim, as cargas que entram ou saem do País pelo Porto de Santos serão classificadas em canais semelhantes aos utilizados pela Receita Federal.

No cais santista, os fiscais do Vigiagro controlam e fiscalizam as operações com animais, vegetais, insumos (como as rações), produtos de origem animal ou vegetal e, principalmente, embalagens e suportes de madeira utilizados no transporte das mais diversas cargas.

Segundo o chefe do Vigiagro em Santos, André Okubo, a nova instrução normativa consolida o conceito de gestão de risco, cria os canais de fiscalização. Foram criados um canal simplificado (verde, sem análise documental, vistoria, conferência e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade), o intermediário (amarelo, com análise documental obrigatória e, nos casos em que não for constatada qualquer não conformidade, a vistoria é dispensada), o completo (vermelho, com análises plenas) e o especial (cinza, em que é feito um procedimento especial de auditoria e investigação).

Fonte: A Tribuna, 2/5/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 17 dez, 2025

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

Leia mais
Agência Porto
| 17 dez, 2025

Portos do Sudeste movimentam 575,5 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2025

Leia mais
Agência Porto
| 17 dez, 2025

Portos do Paraná regulariza 100% das áreas e garante R$ 5,1 bilhões em investimentos

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.