Vigilância Agropecuária ampliará análise de produtos
O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pretende ampliar, nos próximos meses, a análise de mercadorias por meio dos parâmetros de segurança definidos em 2015. Assim, as cargas que entram ou saem do País pelo Porto de Santos serão classificadas em canais semelhantes aos utilizados pela Receita Federal.

No cais santista, os fiscais do Vigiagro controlam e fiscalizam as operações com animais, vegetais, insumos (como as rações), produtos de origem animal ou vegetal e, principalmente, embalagens e suportes de madeira utilizados no transporte das mais diversas cargas.

Segundo o chefe do Vigiagro em Santos, André Okubo, a nova instrução normativa consolida o conceito de gestão de risco, cria os canais de fiscalização. Foram criados um canal simplificado (verde, sem análise documental, vistoria, conferência e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade), o intermediário (amarelo, com análise documental obrigatória e, nos casos em que não for constatada qualquer não conformidade, a vistoria é dispensada), o completo (vermelho, com análises plenas) e o especial (cinza, em que é feito um procedimento especial de auditoria e investigação).

Fonte: A Tribuna, 2/5/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 nov, 2025

Porto Central e M.A.R.S., Europe A/S anunciam expansão estratégica de iniciativas de desmantelamento e reciclagem de estruturas offshore

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Índice de Desempenho Ambiental será revisado para atender mais parâmetros de ESG

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

ANTAQ realiza estudo inédito para fortalecer a regulação e aprimorar a implantação de terminais privados

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.