VLI entregará novo berço de atracação em março
Com a inauguração do primeiro berço de atracação de seu projeto de ampliação na última segunda-feira, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), unidade da VLI no Porto de Santos, já planeja a entrega de mais um ponto para a escala de navios. Destinado a embarques de açúcar, o próximo berço deve entrar em operação em até 90 dias.

O plano de ampliação do Tiplam prevê a implantação de três novos berços (dois dedicados ao embarque de açúcar e grãos e um terceiro para a descarga de fertilizantes), totalizando quatro pontos de atracação de navios. O terminal já contava com um ponto para a descarga de enxofre, rocha fosfática, fertilizantes e amônia.

Com a finalização total das obras de expansão neste ano, o volume anual do terminal portuário saltará de 2,6 milhões para 14,5 milhões de toneladas, acrescentando 12 milhões de toneladas de capacidade ao sistema portuário de Santos e oferecendo uma opção para o escoamento de cargas no País.

Segundo o diretor de Portos e Terminais da VLI, Gustavo Serrão, entre o final de março e o início de abril, o berço de açúcar poderá entrar em operação. Em uma primeira fase, serão feitos testes para ajustes de procedimento.

Pouco tempo depois, em maio, está prevista a entrega de outro ponto de atracação. Desta vez, o dedicado aos embarques de fertilizantes.

“O berço do açúcar é o próximo berço. Mas aqui a gente tem uma certa flexibilidade de jogar para um berço ou outro. Inclusive, esse é um dos pontos fortes do projeto. A gente pode jogar com mais de um berço os produtos”, explicou o executivo portuário.

Dragagem

Hoje, o Canal de Piaçaguera tem uma profundidade de 9,8 metros, o que impede o acesso de cargueiros de grande porte ao terminal. Por conta disso, a VLI está realizando a dragagem da via de navegação. A ideia é que o canal chegue a 13,5 metros de profundidade.

Uma das tecnologias utilizadas é a de construção de células especiais dentro do mar – cavas submersas – para posteriormente receber o material dragado do canal. O trabalho está em andamento.

Além disso, a empresa também investe no aprofundamento dos berços de atracação do terminal marítimo. Nos dois primeiros pontos que serão entregues, o 2 e o 3, a profundidade é de 12 metros. No entanto, a expectativa é de que eles alcancem 13,5 metros.

Fonte: A Tribuna, 19/1/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.