VLI entregará novo berço de atracação em março
Com a inauguração do primeiro berço de atracação de seu projeto de ampliação na última segunda-feira, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), unidade da VLI no Porto de Santos, já planeja a entrega de mais um ponto para a escala de navios. Destinado a embarques de açúcar, o próximo berço deve entrar em operação em até 90 dias.

O plano de ampliação do Tiplam prevê a implantação de três novos berços (dois dedicados ao embarque de açúcar e grãos e um terceiro para a descarga de fertilizantes), totalizando quatro pontos de atracação de navios. O terminal já contava com um ponto para a descarga de enxofre, rocha fosfática, fertilizantes e amônia.

Com a finalização total das obras de expansão neste ano, o volume anual do terminal portuário saltará de 2,6 milhões para 14,5 milhões de toneladas, acrescentando 12 milhões de toneladas de capacidade ao sistema portuário de Santos e oferecendo uma opção para o escoamento de cargas no País.

Segundo o diretor de Portos e Terminais da VLI, Gustavo Serrão, entre o final de março e o início de abril, o berço de açúcar poderá entrar em operação. Em uma primeira fase, serão feitos testes para ajustes de procedimento.

Pouco tempo depois, em maio, está prevista a entrega de outro ponto de atracação. Desta vez, o dedicado aos embarques de fertilizantes.

“O berço do açúcar é o próximo berço. Mas aqui a gente tem uma certa flexibilidade de jogar para um berço ou outro. Inclusive, esse é um dos pontos fortes do projeto. A gente pode jogar com mais de um berço os produtos”, explicou o executivo portuário.

Dragagem

Hoje, o Canal de Piaçaguera tem uma profundidade de 9,8 metros, o que impede o acesso de cargueiros de grande porte ao terminal. Por conta disso, a VLI está realizando a dragagem da via de navegação. A ideia é que o canal chegue a 13,5 metros de profundidade.

Uma das tecnologias utilizadas é a de construção de células especiais dentro do mar – cavas submersas – para posteriormente receber o material dragado do canal. O trabalho está em andamento.

Além disso, a empresa também investe no aprofundamento dos berços de atracação do terminal marítimo. Nos dois primeiros pontos que serão entregues, o 2 e o 3, a profundidade é de 12 metros. No entanto, a expectativa é de que eles alcancem 13,5 metros.

Fonte: A Tribuna, 19/1/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 Abr, 2024

Comércio exterior registra superávit de US$ 2,94 bi na 3° semana de abril

Read more
Agência Porto
| 23 Abr, 2024

Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24h

Read more
Agência Porto
| 23 Abr, 2024

Em reunião com presidente Lula, grupo MSC anuncia R$ 17 bi de investimentos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.