Após abertura nesta segunda-feira (11), o Santos Export continua nesta terça-feira (12), em sua 15ª edição. No evento, que acontece no Mendes Convention Center, no Gonzaga, em Santos, serão discutidas questões portuária em destaque nos últimos tempos; como dragagem, entrada do Porto de Santos e descentralização da administração.
Os debates começarão às 9 horas. Nesse horário, as estratégias para o desenvolvimento do Porto de Antuérpia, na Bélgica, serão abordados por seu representante no Brasil, Ricardo Sproesser.
Em seguida, às 9h30, serão discutidos os investimentos logísticos e de infraestrutura que são esperados para o Porto, em uma apresentação do diretor do Departamento de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, Ogarito Linhares.
Após um intervalo, às 11 horas, haverá o primeiro painel, que abordará a proposta de um novo modelo de dragagem para o cais santista. As entidades ligadas ao setor propõem a criação de um consórcio para a contratação da obra. O objetivo é garantir a continuidade e a qualidade da dragagem. A questão ainda é analisada pelo Governo.
Programação completa desta terça-feira
9 horas: Palestra sobre o Porto de Antuérpia
Palestrante: Ricardo Sproesser, representante do Porto de Antuérpia no Brasil
9h30: Palestra O que podemos esperar de investimentos logísticos e de infraestrutura para o Porto de Santos
Palestrante: Ogarito Linhares, diretor de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
10h45: Coffee-break
11 horas: Painel 1: Um novo modelo de dragagem —uma evolução necessária
Participantes: Beto Mansur, deputado federal; João Batista de Almeida Neto, presidente do Sopesp; José Alex Botelho de Oliva, presidente da Codesp; Luís Felipe Velerim Pinheiro, diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp; Mário Povia, diretor da Antaq.
Debatedores: Marlos Tavares, diretor de Operações da Santos Brasil; Antonio Passaro, diretor presidente da BTP; Cláudio Loureiro, diretor executivo do Centronave; Nilson Ferreira dos Santos, presidente da Praticagem de São Paulo.
Moderador: Márcio Calves, diretor executivo da Associação Comercial de Santos
13 horas: Almoço
14h30: Painel 2: Acessos terrestres do Porto de Santos
Tópicos: Os gargalos ferroviários nos acessos ao Porto; A expansão da ferrovia no transporte de grãos; Novos acessos ao cais santista
Participantes: Tito Lívio Pereira Queiroz e Silva, gerente de Regulação da ANTT; Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos; Fellipe Babbini Marmo, diretor administrativo da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A.
Debatedores: João Maria Menano, presidente da AMA; Virgílio Pina, diretor da T-Grão; Willy Maxwell, diretor de Operações e Logística da Rodrimar
Mediador: Leopoldo Figueiredo, editor de Porto & Mar de A Tribuna
16h15: Coffee-break
16h30: Painel 3: Novas tecnologias nas operações do Porto de Santos
Tópicos: A automatização nas operações de contêineres — o terminal 2.0; Tecnologia e meio ambiente; O monitoramento das cargas no retroporto; Os planos de segurança do Porto contra sinistros
Participantes: Ronaldo Lázaro Medina, subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil; Prof. dr. Cledson Akio Sakurai, doutor em Engenharia Elétrica e professor do Campus Baixada Santista da Unifesp; Carlos Henrique de Oliveira Poço, diretor de Operações Logísticas da Codesp.
Debatedor: Philippe Masse, presidente do Ecoporto Santos
Mediadora: Arminda Augusto, editora-chefe de A Tribuna
Fonte: A Tribuna, 12/9/2017.