(14/9/2017) Destruição de 115 cilindros está na reta final


A destruição dos gases tóxicos e explosivos armazenados em 115 cilindros que estavam “esquecidos” no Porto de Santos deve ser concluída entre o final desta semana e o início da próxima. Todo o processo é acompanhado por agentes do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), segundo informações do diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva.




Os cilindros deixaram o Porto a bordo de uma balsa no último dia 24 de agosto. No total, 12 embarcações integram o comboio formado para a destruição dos gases. Em alto-mar, 16 homens são os responsáveis pela operação.


"Os gases de 98 cilindros já foram destruídos. Agora, nessa reta final, será feita a descontaminação dos cilindros”, explicou Oliva.




Entre as cargas, havia 15 recipientes com diborano, oito com diazometano, 41 com silano, 34 com fosfina, 16 com cloreto de hidrogênio e um com trifluoreto de boro, todos tóxicos ou explosivos.




Entre os integrantes do Ibama que acompanham a destruição dos produtos na Codesp, está a agente ambiental Ana Angélica Alabarce. Segundo ela, falta apenas a destruição de um gás tóxico, o silano. Trata-se de um produto que entra em combustão espontaneamente em presença do ar, sem a necessidade de uma fonte de ignição. É utilizado como agente de fixação em obturações dentárias e implantes e, também, na construção civil e da indústria moveleira.




Para este produto, foi construído um reator que será usado na sua eliminação. Está programada uma queima controlada, como acontece nas chaminés de refinarias e plataformas de petróleo. Segundo Ana Angélica, após a destruição do silano, será iniciado o processo de descontaminação dos cilindros onde estavam os gases. “A Silcon Ambiental (empresa especializada em incineração de resíduos) será a responsável por ver a melhor maneira de fazer isso”.




Descontaminação 




Após a destruição dos gases, a balsa, as roupas da tripulação e os cilindros serão descontaminados antes do desembarque no Porto de Santos. Os recipientes serão cortados ainda na balsa.

Fonte: A Tribuna, 14/9/2017.


Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Ministro Silvio Costa Filho lança licitação do canal de acesso ao Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.